O que fazer depois das comilanças de final de ano?

Não tem jeito, final de ano é sempre sinônimo de pratos e mais pratos saborosos. E meu final de ano não foi diferente, e como amo doces e nunca fiz tanta questão pelas massas e demais comidas salgadas e gordurosas, optei pela salada de folhas e o que mais houvesse de menos calórico e saudável. Pra depois saborear a sobremesa. A verdade é que para muitas pessoas essa comilança não é só no final de ano, ela ocorre nos finais de semana também.

mesa-de-natal1-630x418

Minha nutri Suelen Campos Pereira, costuma dizer que não existe dia do lixo, existe refeição do lixo. E no dia que você quer comer algo que não faz parte do cardápio de uma alimentação saudável, você precisa manter uma alimentação leve durante o dia e só no momento da “refeição lixo” que você come o que quiser. E no dia seguinte, volte a dieta normalmente, volte aos alimentos saudáveis.

sucos

Muitos acham que eu não como mais nada do que gosto, que estou fazendo uma dieta restritiva para sempre, mas não, eu como aquilo que gosto sim, mas não sempre, eu escolho comer o que não é saudável eventualmente. E por conta destes eventos irresistíveis, resolvi listar algumas coisas que costumo fazer depois daquela comilança, seja de final de ano ou do final de semana.

  1. Suco verde detox: Esse suco já se tornou um hábito aqui em casa, e principalmente depois de um dia que por ventura eu tenha saído da dieta. Na internet você vai encontrar inúmeras receitas para suco verde, e você também pode fazer adaptações com o que você tem em casa, o que eu faço é muito saboroso ao meu paladar, que vai 2 kiwis, maçã, pepino e couve. Na receita original também vai salsinha, mas nunca coloco. Veja a receita original aqui.
  2. Capriche nos Líquidos: Beba principalmente bastante água (no mínimo oito copos por dia), e outras ótimas opções são os chás, no calor que tem feito aqui em Brasília eu prefiro os chás gelados. O que mais consumo é o chá de hibisco solúvel (o solúvel é mais caro, porém mais prático, com uma colher de café você prepara um copo de chá e é só dissolver em água quente ou fria). Todos os chás que consumo são sem açúcar, e posso contar pra vocês que eu nunca imaginei que tomaria chá sem açúcar, porém, é uma questão de hábitos. Dê a seu corpo e seu paladar a chance de se adaptar aos sabores, no início realmente não será saboroso (Principalmente se forem os chás de hortelã, erva doce, erva cidreira…), mas logo você acostuma, e quando menos esperar já estará saboreando.
  3. Suco de frutas: Quando não tem os ingredientes para o suco verde detox, vale um suco de frutas, e um suco que faz parte do meu plano alimentar e que é muito saboroso, é o de morango com gengibre em pó (Aproximadamente 5 morangos e uma colher de café de gengibre em pó). Limonada sem açúcar também é ótimo.
  4. Água de coco: Também é ótima opção para limpeza do organismo, porém, sem exageros.
  5. Exercícios físicos: Não tem coisa melhor pra queimar um pouco dos excessos, vá a uma academia ou senão, faça em casa mesmo. Veja como faço os exercícios em casa aqui.

Se você tem algum hábito e/ou receita para estes momentos “pós comilança”, compartilhe nos comentários.

Grande abraço!

PAGE TOP