Reflexão Nicole Whitacre – Como escapar de correntes Emocionais

Hoje vou compartilhar com vocês uma reflexão da Nicole Whitacre, autora do livro ‘Papo de Garota’.

Nicole Whitacre é esposa e mãe de quatro filhos. Ela é filha de C.J. e Carolyn Mahaney e é co-autora dos livros Girl Talk (publicado em português pela Editora Monergismo sob o título Papo de Garota), Shopping for Time e True Beauty. Ela tem um blog com sua mãe e irmãs no GirlTalk, um blog sobre a feminilidade bíblica.

Como escapar de correntes Emocionais

“Mãe, estou presa em uma corrente emocional”, disse minha filha de dez anos, outro dia. Essa é a sua maneira de me falar que precisa de ajuda para lidar com seus sentimentos. Nós duas falamos frequentemente sobre como as emoções parecem correntes dilacerantes. Eles se escondem abaixo da superfície, aparecendo nos piores momentos para nos arrastar para longe como uma maré poderosa.
Até mesmo o cristão mais forte pode se sentir impotente quando for apanhado nas garras de uma corrente emocional.
Emoções não são o problema. Para piorar as coisas, nem sempre sabemos como lidar com nossas emoções. Nossos sentimentos flutuam e não sabemos o motivo; nós entramos e saímos das mesmas emoções repulsivas. Deus é quem nos fez sentir. Ele nos criou com uma porção completa de emoções de acordo com o seu sábio e belo projeto. Ele criou nossa faculdade de emoções, juntamente com nossas mentes e nossas vontades, para servir a um propósito útil e bom em nossas vidas.
Sentimentos redimidos. Então, digo a ela as boas novas: embora o pecado tenha nos afogado em um mar de sentimentos miseráveis, fomos resgatados. Ainda que nossas emoções tenham sido corrompidas pelo pecado, elas também podem ser redimidas por Cristo. Não precisamos mais ficar presos nas mesmas correntes emocionais. Destarte, a fim de encontrar o caminho do arrependimento específico e da mudança real, precisamos entender melhor como funcionam as nossas emoções. Podemos escolher pensar pensamentos verdadeiros. Podemos escolher tomar ações piedosas. E, quando o fizermos, nossos sentimentos começarão a mudar.
Pense, Aja, Sinta. Quando escolhemos focar nossas mentes nas coisas do alto (Colossenses 3:2), meditar na palavra de Deus dia e noite (Josué 1:8), e considerar o Cristo que morreu por nós (Hebreus 12:3), nossos sentimentos frequentemente irão se perfilar com a verdade. Da mesma forma, quando apresentamos nossos corpos como sacrifícios vivos (Romanos 12:1), e dizemos apenas o que é bom para edificar os outros (Efésios 4:29 ), nossas emoções muitas vezes seguem nossas ações e nossas palavras. Quando pensamos na verdade de Deus e fazemos escolhas piedosas, nossos sentimentos tomam uma nova e diferente forma: eles se conformam e se ligam em torno da palavra de Deus. Para começar, escolha em espírito de oração uma emoção que você queira mudar. Medite em uma verdade da palavra de Deus que fala dessa emoção. Tome uma ação divina que vá contra o seu sentimento pecaminoso. Embora isso não aconteça de imediato, as emoções divinas começarão a surgir em seu coração.
Ajustar nossos sentimentos é o trabalho de uma vida inteira. Ainda tenho muito a ensinar a minha filha, e ainda tenho muito que aprender e aplicar em minha própria vida. Mas isto eu sei: com a ajuda do Espírito Santo, podemos escapar de nossas correntes emocionais. Podemos sentir o que Deus quer que sintamos.

Que Deus abençoe vocês!

PAGE TOP