Benefícios do Magnésio

Hoje vou compartilhar com vocês sobre o Magnésio. Dentre os elementos minerais do organismo humano, ele é considerado o segundo mais importante, logo depois do potássio.

Ouvimos sempre sobre a importância do Ferro, Cálcio e várias vitaminas, como por exemplo a vitamina C, mas pouco se ouve falar do Magnésio, no entanto, quando uma pessoa se torna deficiente de magnésio, pode levar a consequências muito graves. Em nosso corpo há, em media, de 21 a 28 gramas de magnésio, distribuídos principalmente nos ossos, músculos e tecidos. A presença do magnésio é de extrema importância para o bom desempenho do organismo.

Benefícios do Magnésio

  • Produz relaxamento dos músculos;
  • Ajuda a conservar a juventude e diminui o risco de envelhecimento precoce;
  • Melhora o funcionamento cardíaco;
  • Ajuda a limpar as artérias;
  • Relaxamento dos Vasos Sanguíneos;
  • Diminui os problemas da hipertensão;
  • Regulação dos Níveis de Açúcar no Sangue;
  • Mantém os ossos saudáveis;
  • Redução do risco de Câncer.

Onde pode ser encontrado?

Temos livre acesso ao magnésio através das verduras e frutas de coloração verde. Os homens devem apontar para cerca de 320 mg de magnésio por dia, enquanto as mulheres devem apontar para 230 mg/dia. E as melhores fontes naturais estão nos seguintes alimentos:

Sementes de abóbora = 535 mg
Coentro = 694 mg
Amêndoas = 268 mg
Bananas = 27 mg
Quiabo = 57 mg
Acelga = 81 mg
Espinafre (ou quaisquer folhas verdes escuras) = 79 mg
Avelãs = 163 mg
Beterraba = 98 mg
Datas = 77 mg
Figo = 68 mg
Abacate = 29 mg

Em caso de osteoporose é muito importante a ingestão de magnésio e cálcio em conjunto. O magnésio pode ser incorporado ao corpo mediante a ingestão de suplementos e alimentos fortificados com este e outros minerais e nutrientes, e podemos traçar um plano alimentício que contemple este elemento.
A incorporação de magnésio em sua dieta pode melhorar drasticamente sua saúde, e não é tão difícil como pode parecer, pois muitas frutas e vegetais contêm magnésio(frutos secos como as nozes, castanhas de caju e amêndoas, além de em feijões e ervilhas).

A insuficiência de magnésio, que é pouco comum, apresenta-se com a aparição de alguns sintomas, como alta excitabilidade, debilidade nos músculos e sonolência. As deficiências costumam aparecer em casos de alcoolismo crônico, cirrose hepática, problemas de absorção, vômitos severos, cetoacidose diabética e abuso de diuréticos. Estes sintomas, além disso, aparecem associados a outros muitos problemas, como a anorexia, fadiga e falta de memória. O que faz com que tenhamos muita atenção àquilo que consumimos diariamente e ao estilo de vida que estamos levando.

Conclusão: Vamos consumir Magnésio para ter uma vida mais saudável.

Grande abraço!

PAGE TOP