Reflexão R. C. Sproul – Justificando nosso Pecado

Dentre os livros da Série Questões Cruciais do R. C. Sproul, o volume de número doze é chamado de “Quem é o Espírito Santo?”, e é mais uma reflexão deste livro que quero compartilhar com vocês hoje.

Robert Charles Sproul é um Teólogo calvinista, ministro presbiteriano e autor de mais de sessenta livros. Conheça mais sobre ele aqui.

JUSTIFICANDO NOSSO PECADO

Enfatizo esses assuntos por esta razão: no mundo cristão, muitos de nós somos mestres em justificar nosso pecado; e uma das principais maneiras pela qual fazemos isso é por dizermos que fomos guiados a fazer tal coisa, e que fomos guiados pelo Espírito. Este não é um problema que encontro apenas a cada dez anos. Pelo menos uma vez por semana, falo com cristãos professos que me dizem estarem pedindo divórcio sem bases bíblicas, ou entrando em um novo casamento, em oposição às qualificações bíblicas para o casamento, ou administrando um negocio de acordo com princípios não bíblicos. Estão fazendo isto e aquilo e, sem falhar, me dizem que se sentem livres para fazê-lo, porque “Eu orei sobre isto, e Deus me deu paz” ou “O Espírito Santo me guiou a fazer isto”.
Quando ouço esse tipo de justificativa para comportamentos antibíblicos, entendo que pessoas podem crer, realmente, no que estão me dizendo, mas não estão falando a verdade. Estão falando um erro – erro muito sério. Sei disto por duas razões; e estas razões estão fundamentadas em duas designações cruciais sobre o caráter do Espírito de Deus. A primeira é que ele é o Espírito Santo. A segunda é que Jesus o chamou, repetidas vezes, de “o Espírito da verdade” (Jo 14:17; 15:26; 16:13). O Espírito Santo nunca nos incita a fazer algo que é impuro. Também nunca nos inclina a abraçar uma mentira.
Costumamos nos referir à Bíblia como a Palavra de Deus, e isto é verdade. Uma das razões por que a igreja tem confessado sua fé de que as Escrituras são a Palavra de Deus é a afirmação bíblica de que as palavras da Escritura Sagrada foram, originalmente, inspiradas por Deus, o Espírito Santo. Evidentemente, a Bíblia nos ensina que o Espírito Santo não somente inspirou a redação dos livros bíblicos, ele também opera para iluminar as Escrituras e aplicá-las ao nosso entendimento. Paulo escreveu: “Deus não é de confusão” (1 Co 14:33), e isso inclui o Espírito Santo. Isto significa que o Espírito Santo nunca nos ensina a fazermos algo que ele proíbe, explicitamente, na Escritura Sagrada.
Portanto, quando a Bíblia diz que devemos provar os espíritos, para sabermos se procedem de Deus, como devemos fazer isso? Que tipo de teste devemos empregar? Obviamente, o teste tem de ser um teste bíblico, porque sabemos que, na Escritura, temos o ensino do Espírito da verdade. Isso implica que, se eu tenho uma inclinação, uma intuição ou um desejo interno e quero associar essa direção interna com Espírito Santo, mas também vejo que esta inclinação em meu coração é claramente oposta ao que é ensinado na Escritura, tenho uma prova positiva de que estou confundindo lascívia, cobiça ou algum outro sentimento interno como o guiar do Espírito Santo. Isso é uma coisa horrível.
Em nossos dias, quase nunca ouvimos alguém falar sobre isto na comunidade cristã, porque os cristãos se fazem parecer espirituais, por dizerem que Deus colocou isto ou aquilo em seu coração, ou que Deus os guiou a fazerem várias coisas. Toda vez que ouço esta afirmação, quero dizer às pessoas: como você sabe que Deus colocou isso em seu coração? Como você sabe se isso não é uma manifestação de sua própria ambição ou sua própria avareza? Quero que a pessoa me mostre bases bíblicas para a sua afirmação. Como disse antes, não duvido que o Espírito Santo possa colocar um grande interesse em um crente e possa guiar um crente de maneira sobrenatural, mas ele sempre faz isto em e por meio das Escrituras. O Espírito Santo nunca age contra a sua própria revelação na Bíblia. Portanto, a maneira de testarmos os espíritos é julgá-los pela verdade do próprio Espírito.

Este livro não possui uma versão completa para leitura online, mas vale a pena adquiri-lo através do site da Editora Fiel.

Grande Abraço!

PAGE TOP