Reflexão de John Piper – Cristo Jamais Abandonará sua Esposa

A Reflexão de hoje é do livro “Casamento Temporário” do John Piper. O casamento é uma dádiva temporária, mas gloriosa. É mais que o amor mútuo entre marido e esposa – imensamente mais. Seu significado é infinitamente grandioso: a manifestação do amor fiel à aliança de Jesus e seu povo.

John Piper é um dos ministros e autores cristãos mais proeminentes e atuantes dos dias atuais, atingindo com suas publicações e mensagens milhões de pessoas em todo o mundo. Ele exerce seu ministério pastoral na Bethlehem Baptist Church, em Minneapolis, MN, nos EUA desde 1980. Conheça mais sobre o autor aqui.

Cristo Jamais Abandonará sua Esposa

Permanecer casado, portanto, não é principalmente sobre continuar apaixonado. Tem a ver com ser fiel à aliança. “Até que a morte nos separe” ou “enquanto vivermos” é uma promessa pactual sagrada – do mesmo tipo que Jesus fez à sua noiva quando morreu por ela. Assim, o que torna o divorciar e o recasar tão abomináveis aos olhos de Deus não é o fato de envolverem o mero rompimento da aliança com o cônjuge, mas o fato de representarem incorretamente Cristo e sua aliança. Cristo nunca deixará sua esposa. Jamais. Há, de nossa parte, ocasiões de distanciamento doloroso e de desvios trágicos.  Mas Cristo é fiel à sua aliança para sempre. O casamento é uma manifestação disso. Essa é a coisa mais sublime que podemos dizer sobre ele: o casamento manifesta a glória do amor do Cristo fiel à aliança.

A implicação mais importante dessa conclusão é a de que se fiel à aliança com o nosso cônjuge é tão importante quanto dizer a verdade a respeito da aliança de Deus conosco em Jesus Cristo. O aspecto principal do casamento não tem a ver com estar ou permanecer em amor, e sim com dizer a verdade com a nossa vida, com retratar algo verdadeiro acerca de Jesus Cristo e com a forma como ele se relaciona com seu povo, bem como mostrar na vida real a glória do evangelho.

Jesus morreu por pecadores.  Ele forjou uma aliança no calor ardente do seu sofrimento em nosso lugar. Ele, ao preço do próprio sangue, tomou para si uma noiva imperfeita e a cobriu com as vestes da sua própria justiça. Ele disse: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mt 28:20) e “de maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hb 13:5). Com o casamento, Deus pretende manifestar diante do mundo, essa realidade evangélica. Pois isso nos casamos. E por essa razão todas as pessoas casadas estão casadas, mesmo quando desconhecem esse evangelho e não o abraçam.

Infelizmente não encontrei uma versão online disponível para leitura e/ou download. Porém, você o encontra facilmente para compra online ou em livrarias!

Que Deus os abençoe.

PAGE TOP