Reflexão de John MacArthur Jr. – Ensine seus filhos a Temerem a Deus

Hoje venho compartilhar com você um ensino muito precioso de um livro que estou lendo. Antes de compartilhar o ensino do livro, gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos ao nosso Pastor Roberto Branquinho Pereira que tem nos ensinado muito sobre o ensino reformado, e a sua esposa Mariza Soares Silva Pereira que me emprestou este extraordinário livro de John MacArthur, Jr.

John MacArthur é um forte defensor da pregação expositiva, um dispensacionalista e um calvinista. Conheça mais sobre o autor do livro aqui.

Este trecho do livro é muito importante se você é um pai ou uma mãe, um filho ou uma filha, pois infelizmente muitos de nós não fomos ensinados a temer a Deus desde criança, porém, o fato de não termos aprendido isso na infância não pode nos impedir de ensinar isso aos nossos filhos(as). John MacArthur diz:

Ao ensinar seus filhos sobre Deus, certifique-se de dar a eles uma ideia completa de todos os atributos divinos. As crianças precisam saber,desde a mais tenra idade, que Deus se ira com os maus, e que punirá os malfeitores (Salmo 7:11-13).

Os materiais preparados para crianças pequenas, com muita frequência apresentam somente os atributos gentis, mansos e doces de Deus. Ele retratado como um avô sempre benigno – um Deus insípido, criado pelo homem, mais parecido com Papai Noel do que com o Deus das Escrituras. Este é um erro muito sério, e acredito que deva ser creditado à atitude de negligência em relação a Deus cultivada por muitos em nossa sociedade. Enganosamente admite-se que, qualquer que seja a natureza de Deus, em última instância ele será inofensivo e gentil, mesmo com aqueles que lhe desobedeceram. Esta é a noção de Deus que muitas crianças formam em função daquilo que tipicamente lhes é ensinado nas aulas da escola dominical. Mas esse não é o Deus das Escrituras. Tenha cuidado de não ensinar a seus filhos essa perspectiva equivocada de Deus.

Há um princípio implícito em sua obrigação de ensinar seus filhos a temer a Deus, especialmente temer desagradá-lo. Você não cumpriu cabalmente seu dever como pai ou mãe tão somente porque seus filhos se submetem a você. Se você é consistente e firme em sua disciplina, seus filhos podem obedecer-lhe porque tem medo de violar os seus padrões. Isso é fácil de conseguir. Mas não é este o objetivo central para a educação dos filhos, conforme o ensino bíblico. Seu filho deve temer violar os padrões de Deus, não apenas os seus. Você é somente um intermediário que tem a responsabilidade de ensinar seu filho a temer a Deus. Se seus filhos crescem temendo desagradar a você, mas não a Deus, o que farão quando você não estiver por perto?

Seus filhos precisam crescer com a consciência de que, quando agirem de forma errada, isso não irrita apenas a mamãe; não contraria apenas o papai; não causa desordem apenas na família. Mas, quando eles desobedecem, agem contra um Deus santo que retribui severamente àqueles que violam seus princípios de justiça.

medo_infatil2_218110172212234Meu objetivo como pai não era meramente fazer com que meus filhos temessem o meu castigo, na condição de pai deles. Eu queria que eles temessem a desaprovação de Deus. Eu queria que eles temessem a minha disciplina, também, é claro, mas isso estava em segundo plano. Eu levava em consideração a realidade que não poderia estar sempre por perto para exigir explicações, mas Deus sempre estaria onde eles estivessem. E as consequências de violar a vontade dele são infinitamente maiores que qualquer desobediência. Infelizmente, hoje em dia, poucas crianças crescem com essa consciência. As crianças não são mais ensinadas a temer a Deus, e isto é evidente em todos os níveis da sociedade.

Desde cedo, ensine seus filhos que o pecado é uma grande ofensa contra um Deus santo. Ensine-os que de Deus não se zomba, e que eles colherão as amargas consequências de qualquer pecado que semearem. Instile neles um saudável temor de Deus. Sem esse tipo de temor, o arrependimento genuíno é impossível.

Além disso, se seus filhos temerem a Deus, também temerão o pecado. Este certamente é um temor saudável a ser cultivado. Seus filhos serão poupados de muito sofrimento na vida, se ficarem longe do mal “Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal” (Provérbios 16:6). Isso também pode literalmente prolongar a vida de seus filhos. Provérbios 10:27 diz: “O temor do Senhor prolonga os dias da vida, mas os anos dos perversos serão abreviados”.

 (Trecho do livro “Como Educar os Seus Filhos Segundo a Bíblia” de John MacArthur, Jr. Páginas 69 e 70).

O meu desejo em compartilhar este ensino é para que você possa refletir a respeito assim como eu tenho refletido. Eu indico este livro, não é fácil de encontrá-lo para comprar, mas vale a pena a procura.

Que Deus os abençoe.

PAGE TOP