Reflexão de John Piper – Suportai-vos uns aos outros

A Reflexão de hoje é do livro “Casamento Temporário” do John Piper. O casamento é uma dádiva temporária, mas gloriosa. É mais que o amor mútuo entre marido e esposa – imensamente mais. Seu significado é infinitamente grandioso: a manifestação do amor fiel à aliança de Jesus e seu povo. Esta reflexão chamei de “Suportai-vos uns aos outros” por ser parte do versículo base para o ensino.

John Piper é um dos ministros e autores cristãos mais proeminentes e atuantes dos dias atuais, atingindo com suas publicações e mensagens milhões de pessoas em todo o mundo. Ele exerce seu ministério pastoral na Bethlehem Baptist Church, em Minneapolis, MN, nos EUA desde 1980. Conheça mais sobre ele aqui.

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós.” (Colossenses 3:12-13)

“Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai” o vosso cônjuge. Assim como o Senhor “suporta” vocês, do mesmo modo vocês devem suportar seu cônjuge. O Senhor nos “suporta” diariamente sempre que deixamos de cumprir a sua vontade. De fato, a distância entre aquilo que Cristo espera de nós e aquilo que alcançamos é infinitamente maior que a distância entre o que esperamos de nosso cônjuge e o que ele alcança. Perdoe da mesma maneira que você foi perdoado. Suporte assim como Deus suporta você. Isso é verdade tanto se você for casado com uma pessoa cristã, como com uma não cristão. Que a medida da graça de Deus para com você na cruz de Cristo seja a medida de sua graça para com seu cônjuge.

E, se for casado com um cristão, acrescente isso: assim como Deus lhe considera justo em Cristo, embora você realmente não o seja no comportamento nem no jeito de ser, assim também considere seu cônjuge justo em Cristo, embora ele não seja justo. Em outras palavras, Colossenses 3:12-13 diz: tome a graça vertical do perdão e da justificação e aplique-a horizontalmente a seu cônjuge. O casamento tem o objetivo de ser um modelo ímpar para mostrar a graça de Deus. Em última análise, é para isto que serve o casamento: manifestar a graça de Cristo fiel à aliança.

Deus lhes dá Cristo como o fundamento de seu casamento. “Acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus” (Rm 15:78). Não reivindiquem seus direitos, não acusem, não julguem, não condenem, nem procurem defeitos um no outro; antes, se aceitem como são, e perdoem um ao outro do fundo do coração, diariamente. (Dietrich Bonhoeffer)

Assim, maridos e esposas, aprofundem, pela fé, as suas raízes em Cristo por meio do evangelho, até que se tornem pessoas mais misericordiosas. Então, nessa terna misericórdia, tratem-se com bondade. A luta se dá com nossa própria pessoa interior impiedosa. Lute essa batalha pela fé, mediante o evangelho, em oração. Sejam aturdidos, quebrantados, edificados, alegres e misericordiosos porque vocês são eleitos, santos e amados.

Infelizmente não encontrei uma versão online disponível para leitura e/ou download. Porém, você o encontra facilmente para compra online e em livrarias.

Que Deus os abençoe.

PAGE TOP