Manteiga X Requeijão

Qual a opção mais saudável? Eu poderia colocar neste post a Margarina, mas se você já faz uma reeducação alimentar sabe que ela não faz parte de uma opção favorável para a saúde do ser humano. Mas se você não sabe nada sobre a margarina, serei breve em explicar o porque ela não faz bem:

“A margarina é uma gordura vegetal hidrogenada. Passa por um processo de hidrogenação, que muda a molécula para trans. Essa gordura trans artificial é criada pela indústria. É muito maléfica porque aumenta o colesterol ruim e diminui o colesterol bom. É um processo bem diferente da gordura saturada, que é uma gordura animal que está na manteiga e no requeijão. A saturada não faz essa modificação no nosso perfil lipídico, importante na questão do colesterol. E as ‘margarinas amigas do coração’, elas passam por um processo um pouco diferente da hidrogenação. Gera menos, mas ainda assim cria gordura trans! Então, a margarina não deve ser consumida! Muito menos por quem tem problema de colesterol.”

Diante da situação nada agradável da margarina, é melhor falarmos do nosso assunto principal…

Manteiga X Requeijão: Qual a melhor opção?

O que devemos analisar em primeiro momento é o seu objetivo como pessoa. Você está fazendo uma dieta para emagrecer OU está procurando uma alimentação mais saudável?

Basicamente se pensarmos em emagrecimento, o requeijão tem bem menos calorias do que a manteiga. Ainda mais um requeijão light, que normalmente é feito a partir de um leite desnatado e que costuma ter 55 calorias por porção (porção tipo “ponta de faca”).

Já a manteiga terá bem mais calorias que isso. Fica em uma média de até 100 calorias para a mesma porção. A manteiga é feita a partir de um leite batido e a composição do requeijão é leite e creme de leite.

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Só que: a manteiga é mais natural do que o requeijão! Se a você quer comer melhor, coisas menos industrializadas, já está com um peso bom, opta pela manteiga. O requeijão, normalmente, tem mais aditivos químicos. Ao olhar os ingredientes de uma boa manteiga, costuma ser creme de leite batido! Ponto! Não precisa ter corante ou conservante químico. Já o requeijão, dificilmente, será só leite e creme de leite. Normalmente, tem estabilizantes, enzimas, sorbato de potássio, que é um conservante.

Até há aqueles requeijões diferenciados, os frescos. Estes não têm os conservantes e têm menos gordura do que a manteiga.

Particularmente, considero ambas as opções como algo para consumirmos esporadicamente. A manteiga não costumo comprar e nem consumir, mas o requeijão vez ou outra compro para o preparo de um sanduíche que contém nas opções do meu plano alimentar, mas não é um consumo diário, e vejam, vai somente uma colher de sobremesa na mistura do requeijão com frango desfiado e cenoura.

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Espero que essas dicas possam lhe ajudar a escolher a melhor opção para o seu consumo, e caso você queira uma opção doce para utilizar no pão, tem a geléia de uva e chia aqui, é natural e não tem açúcar.

Grande abraço!

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