Benefícios do Óleo de Coco

Hoje quero compartilhar com vocês os inúmeros benefícios do Óleo de Coco. Meu primeiro contato com o óleo de coco foi em cápsulas através da caixinha do mês de Dezembro da Bluebox, no mês que consumi pude observar a questão da saciedade, que é um dos benefícios. Neste post vou compartilhar todos os demais benefícios…

Benefícios do Óleo de Coco

  1. Melhora o Sistema Imunológico: Combate verme, bactérias e fungos. Ele melhora a absorção dos nutrientes, o que faz aumentar  as defesas do organismo.
  2. Emagrecimento: Para este resultado é necessário uma reeducação alimentar associada com atividade física. Há pesquisas que comprovam que o óleo de coco reduz a porcentagem de gordura do corpo, por ser a mais rica fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM). Quando eles entram no nosso organismo logo se tornam energia. Além de não necessitar de enzimas para digestão e metabolismo.
  3. Regula a Função Intestinal: Os componentes do óleo de coco normalizam as funções intestinais. Combatem problemas como a síndrome do intestino irritável, diarreia, prisão de ventre e indigestão. O óleo de coco combate bactérias prejudiciais no sistema digestivo e também auxilia a absorção de nutrientes no corpo.
  4. Diabéticos – Controle de Carboidratos: O óleo de coco é muito bom para os diabéticos, pois proporciona uma sensação de saciedade e ajuda a não liberar a insulina e contribui a compulsão por carboidratos e doces. Os Óleos poli-insaturados atrapalham a entrada de nutrientes e insulina nas células,  já os Óleos de Coco “abrem suas membranas”. Além de melhorar a sua nutrição, aumentando a energia. O óleo de coco também ajuda na absorção de vitaminas lipossolúveis, a controlar os níveis de glicose e insulina no sangue, a melhorar a circulação sanguínea e a ajudar na luta contra tumores, úlceras no estômago, infecções renais e inflamações, entre outras coisas mais.
  5. Ação Dermatológica: O Óleo de Coco possui uma substância que tem um grande poder bactericida na pele. Pode ser utilizado no tratamento de algumas doenças, cicatrizes e feridas.
  6. Colesterol: O óleo de coco aumenta a taxa de metabolismo em seu corpo, aumentam o nível de colesterol HDL (o “bom” colesterol) e baixam o nível do colesterol LDL (o “mau” colesterol). E são ainda excelente fontes de energia. Apesar de ser quase 100% gordura saturada, o óleo de coco não prejudica o coração. Pelo contrário, ele ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, e contribui para redução do peso e perda de gordura.
  7. Ação Cosmética: A maioria dos cremes para pele são constituídos por uma grande parte de água. Eles tem um efeito muito bom, pois são rapidamente absorvidos pela pele, deixando-a mais macia e fazendo com que as rugas desapareçam, entretanto, de forma temporária. Diferentemente dos óleos de coco, que não contêm radicais livres. Pelo fato do Óleo de Coco não ser baseado a água ele tem uma ação contínua no combate a rugas e também na hidratação da pele. Além de servir como um “condicionador” para os cabelos.
  8. Benefícios para pele: hidratação da pele é fundamental para mantê-la jovem e saudável, e o óleo de coco pode ser usado no lugar de loção hidratante para uma pele saudável. Quando o óleo de coco é usado, ele também ajuda a combater as bactérias e outros problemas de pele, incluindo erupções cutâneas, dermatite, acne, rugas, eczema e psoríase. Se você tiver uma área da pele que está irritado, esfregue o óleo de coco na pele para aliviar a inflamação e reduzir os sintomas.
  9. Cabelo Saudável: O óleo de coco também pode ser utilizado para melhorar a saúde de seu couro cabeludo e cabelo. Uma maneira que ajuda é através do reforço das costas e reduzindo a perda de proteína durante a lavagem. Tente aplicar um pouco de óleo de coco em seu cabelo para escovar os emaranhados ou massageie com um pouco de óleo de coco no couro cabeludo.
  10. Prevenção de estrias: Na Ásia, o óleo de coco é comumente usado para prevenir as estrias durante a gravidez.
  11. Melhora o Funcionamento da Tireoide: Alguns estudos realizados há alguns anos atrás apontaram que a gordura de coco estimula a função da glândula tireoide, o que faz com que o Colesterol LDL produza hormônios antienvelhecimento. E consequentemente acaba ajudando a prevenir doenças Cardiovasculares, Obesidade, Câncer e outras doenças relacionadas a idade.
  12. Alimentação Saudável: O óleo de coco também é usado para adicionar sabor e aroma na culinária do mundo todo. Por ser um óleo muito estável (mais de 90% dele é gordura saturada, altamente estável), o óleo de coco não altera sua estrutura química em altas temperaturas, ao contrário dos óleos vegetais, mantendo-se saudável durante o cozimento dos pratos.
  13. Antioxidante: O óleo de coco é grande fonte de vitamina E, que possui forte ação anti-oxidante e é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Você sabia que existem oito formas de vitamina E e que seu corpo precisa de todas elas? O interessante disso é que a maioria dos suplementos e dos polivitamínicos trazem apenas uma forma da vitamina E (normalmente o alfa-tocoferol), para baratear seus custos. Isso não é bom, porque as outras formas também são necessárias para manter o bom equilíbrio do seu corpo. Por outro lado, o óleo de coco traz as oito formas de vitamina E: os quatro tocotrienois e os quatro tocoferois. Sim, você tem o poder antioxidante completo da vitamina E com óleo de coco. O óleo de coco é, sem dúvida, o melhor agente de cuidado da pele você pode ter (são raras pessoas alérgicas ao óleo de coco).

Como consumir o Óleo de coco

  • Óleo de coco direto na colher (Melhor Opção)
    A forma mais prática de tomar seu óleo de coco é tomando direto com uma colher. Tome duas a quatro colheres de sopa por dia e você irá ver grandes resultados. Mais que isso é desnecessário e pode prejudicar seus esforços caso você queira perder peso. Obs.: Sugere-se começar aos poucos, porque o óleo de coco pode soltar o intestino em quem não está acostumado a digerir gordura. Tome uma colher por dia, e vá aumentando aos poucos, até chegar a três ou quatro colheres.
  • Óleo de coco na comida
    Outro jeito prático de ingerir é cozinhando com ele. O óleo de coco é uma gordura muito estável e resistente à oxidação (não vai ficar rançoso facilmente). Ele é tão estável que ao ser usado no fogão é 12 vezes mais resistente à oxidação que o óleo de canola, 16 vezes mais que o óleo de soja e 300 vezes mais resistente que o óleo de linhaça.
    Usado na cozinha, o óleo de coco pode ser reaquecido sem produzir radicais livres. Ou seja, você pode usar o óleo de coco em frituras, para untar panelas etc. E não precisa nem guardar na geladeira depois. Use o óleo de coco também em molhos e preparações. Obs.: Caso você deseje fazer molho para salada, é recomendável misturar azeite de oliva junto, para que o óleo não se solidifique tão facilmente em temperatura ambiente. Utilize a criatividade substituindo alguns óleos vegetais pelo de coco.
  • Óleo de coco em cápsulas
    Prefira sempre o produto natural e tome a versão em cápsulas apenas se não houver outra alternativa.Primeiro porque o óleo de coco é um alimento tradicional e não um remédio. Segundo, as pesquisas que demonstram os benefícios do óleo de coco são todas feitas com o produto natural e não em cápsulas.E por fim, a versão em cápsulas sai mais cara. Do ponto de vista do custo-benefício, vale mais o óleo natural. Se você realmente não consegue consumir o óleo de coco direto (que tem um sabor e textura bem leves, diga-se de passagem) vale cogitar o óleo de coco em cápsulas, que pode ser encontrado em lojas de suplementos ou até mesmo pela internet. Obs.: Na forma de pílula, é ingerido duas vezes ao dia.

E agora é só incluir o Óleo de Coco nas suas compras.

Grande Abraço!

PAGE TOP