10 Hábitos de um Desafio que fará a sua vida + Saudável

No último post da categoria + Saúde eu falei sobre o Desafio de Janeiro. Eu gostei muito da ideia, e sinceramente penso que esses hábitos não deveriam ficar somente neste mês, essa primeira semana deixou claro para todas que estão participando o quanto está valendo a pena. No grupo Reeducação Alimentar – Desafio todas estão bem determinadas, postando as fotos de suas refeições e até quem está começando agora está com foco no objetivo, e quando falo de objeto não quero só dizer da perca de peso, e sim o de alcançar uma vida mais cheia de saúde. E porque não tornar isso um hábito?

Os itens estipulados pelo grupo são muito semelhantes ao que eu já estava fazendo a meses, porém, quando você está junto com várias pessoas focadas em um objetivo é muito melhor, é como se você tivesse uma motivação a mais.

Vou listar os dez itens que fazem parte do desafio explicando a importância de cada um deles, pra que você possa refletir como eles podem se tornar hábitos pra vida toda. Não estou dizendo que você nunca mais vai consumir por exemplo, um doce, mas você poderá escolher come-lo em uma eventualidade, ao menos é assim que tenho feito. Vamos lá?

  1. Nada de Doces
    Quando você decide não consumir doces está dando uma boa (se não completa) baixa nos carboidratos refinados. Esse tipo de carboidrato gera picos de insulina ao caírem diretamente na corrente sanguínea, visto que não possuem fibras para serem digeridos lentamente. Como esses picos de energia raramente são utilizados, o organismo acaba transformando tudo em gordura tornando a obesidade uma realidade e o emagrecimento um sonho distante. Existem diversas maneiras saudáveis para saciar o desejo por doces, e prometo escrever um post com tudo que faço para driblar essa vontade louca que com certeza não atormenta somente meu cérebro.
  2. Nada de Massas
    Quando você decide não consumir massas também está colaborando para o menor consumo de carboidrato. Essa semana mesmo aprendi a fazer um Spaghetti de abobrinha, uma “massa” saudável e muito saborosa, sim eu aprovei (receita aqui).
  3. Nada de Refrigerante
    Este já não é mais um problema em minha vida, e aqui eu conto como e quando eu decidi viver sem refrigerante.
  4. Nada de Bebida Alcoólica
    Nunca tive o hábito de consumir bebidas alcoólicas, mas imagino o quanto deve ser difícil para quem constantemente está bebendo. Deixar de consumir em prol da saúde é algo muito pessoal e individual, realmente vai depender de cada um, os malefícios todo mundo sabe que causa, mas só uma mente cheia de determinação consegue aos poucos eliminar o que não faz bem.
  5. Sem carboidratos depois das 18hrs
    Esse hábito é polêmico, pois muitas pessoas acham que só o fato de não consumir carboidratos após este horário já estará fazendo parte do processo de emagrecimento, e não é bem assim. Tudo vai depender dos hábitos que você teve durante todo o dia, das calorias que você consumiu, porque o que emagrece mesmo é a redução das calorias na dieta diária, não a característica dos alimentos ou a hora que eles são consumidos.
  6. Comer de 3 em 3 horas
    Este é um hábito que faz toda a diferença. Comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo, evita os ataques de fome, mantém os níveis de energia altos, evita a destruição dos músculos, evita picos de insulina durante o dia e melhora a queima de gordura. Esse é um hábito que todos nós deveríamos seguir.
  7. Consumir 1200 calorias por dia no máximo
    Uma mulher adulta saudável pode consumir 1200 calorias tranquilamente, do contrário, é melhor procurar orientação médica através de exames e um bom nutricionista. Assim você seguirá um acompanhamento constante e um cardápio pessoal com a quantidade de calorias que devem ser consumidas.
  8. Tomar algum chá (no mínimo 1 litro por dia, Hibisco ou Chá verde) > chás diuréticos
    Prefira comprar o chá na versão solúvel, por ser mais prático, ele pode ser dissolvido em água quente ou gelada. Eu tomo o chá de Hibisco, meu organismo não aceitou o chá verde, mas vou citar os benefícios de ambos.
    Chá Verde: Possui ação antioxidante, efeito diurético, auxilia na perca de peso, diminui o colesterol, aumenta o metabolismo, previne o câncer, melhora a circulação sanguínea, desintoxica o organismo e melhora a pele.
    Chá de Hibisco: Possui ação antioxidante, efeito diurético e calmante, reduz as taxas de colesterol, baixa as taxas de lipídios e glicose do sangue, elimina toxinas, auxilia na perca de peso, ajuda a diminuir a pressão arterial e é rico em cálcio, magnésio, ferro, vitaminas A, C, Niacina e riboflavina.
  9. Tomar no mínimo 2 litros de água por dia
    Desafiador para alguns e simples para outros, beber água é um hábito que não deveríamos pensar nem duas vezes antes de colocá-lo em prática. Se você possui dificuldade em consumir essa quantidade de água por dia, a dica é bem simples: se você consumir 2 copos antes do café da manhã, 1 copo no meio da manhã, 2 copos antes do almoço, 1 copo antes do lanche e 2 copos antes do jantar, já terá consumido 2 litros de água em um dia. Viu como é simples?
  10. 30 minutos de exercícios por dia 
    Por último e não menos importante, o hábito que está ligado a todos os outros. Este sem dúvidas é um dos mais importantes e mais difíceis para quem é sedentário, mas se você pensar que é só 30 minutinhos por dia, será bem mais simples do que imagina. Eu por exemplo, não faço academia, por isso procuro sempre estar seguindo hábitos que favorecem a minha saúde, como optar pelas escadas ao invés do elevador, fazer exercícios em casa como já mostrei aqui que é possível fazer atividade física sem sair de casa.

Muita informação não é? Você não precisa começar estes hábitos de uma vez só. Dê um passo de cada vez, mude aos poucos e você se surpreenderá com os resultados.

Grande abraço!

PAGE TOP